A saúde da mulher se refere ao ramo da medicina que se concentra no tratamento e diagnóstico de doenças e condições que afetam o bem-estar físico e emocional da mulher.
Hábitos saudáveis são a melhor maneira de evitar doenças, prolongar sua vida e viver mais feliz.
Mas, no caos da vida diária de uma mulher, uma vida saudável pode ficar em segundo plano, para tarefas domésticas, trabalho, agendas lotadas e muito mais.
Alguns passos são simples em direção a uma vida mais longa e saudável:
1) Mexa-se.
Misture rotinas e mantenha seus planos de exercícios, experimentando diferentes atividades. Convide um amigo para se juntar a você e encorajem-se. Cardio por si só não é suficiente. Você deve combiná-lo com algum tipo de treinamento de força. O treinamento de força constrói músculos, aumenta o metabolismo e ajuda a manter os ossos mais fortes. Isso é especialmente importante em mulheres na pós-menopausa.
2) Faça boas escolhas em sua alimentação.
Uma dieta nutritiva é a base de um estilo de vida saudável. Além da perda e manutenção de peso, uma dieta balanceada é crucial para a saúde geral da mulher. Bons alimentos fornecem vitaminas, minerais e nutrientes que são importantes para o crescimento, o bem-estar e o desenvolvimento.
3) Envelheça com saúde.
Envelhecer faz parte do processo mas isso não significa que você tenha que suportar o que é negativo como as dores e sofrimentos inevitáveis deitado. Para as mulheres, o envelhecimento saudável depende muito de uma vida saudável. Esta é uma ótima notícia, porque muito do que você pode fazer para ser saudável hoje o impedirá de se sentir além de seus anos amanhã. Isso inclui uma dieta saudável, manter-se ativo e fazer exames de saúde regulares. O envelhecimento saudável também enfatiza coisas que você não deve fazer, como usar produtos de tabaco e beber álcool em excesso. Você também pode ajudar a retardar o envelhecimento, aprendendo a controlar o estresse e a lidar com problemas de saúde mental que irão surgir naturalmente ao longo de sua vida.
4) Procure ter uma vida sexual saudável.
A saúde sexual é um problema vitalício para as mulheres. As necessidades de saúde sexual de uma mulher abrangem décadas e abrangem uma variedade de questões, desde a prevenção da gravidez indesejada até o aumento da libido, secura e flacidez vaginal. No início de seus anos sexualmente ativos, a ênfase da saúde sexual cai principalmente nestas categorias:
- Proteção contra infecções sexualmente transmissíveis (DSTs), encontrar um método de controle de natalidade ou planejamento familiar que funcione para você, fazer exames regulares de DST, exames de Papanicolaou e exames pélvicos.
Mais tarde na vida, suas necessidades podem mudar. Muitas dessas mudanças coincidem com outras mudanças físicas que você pode estar experimentando. Esses problemas incluem:
- Baixa libido ou desejo sexual, incapacidade de atingir o orgasmo, resposta reduzida à estimulação sexual, lubrificação natural insuficiente para sexo, sexo desconfortável ou doloroso.
Para cada um desses “problemas” há um tratamento, busque ajuda profissional para alguns destes a Fisioterapia Pélvica pode ser sua grande aliada.
Uma vida sexual saudável traz muitas recompensas, e não se trata apenas das calorias queimadas entre os lençóis. Mulheres com uma vida sexual saudável podem ter um risco menor de eventos cardiovasculares – hipertensão e ataques cardíacos – do que os homens. As mulheres podem – e devem – colher a recompensa de uma vida sexual robusta ao longo de seus anos.
Precisa de ajuda? A Fisioterapia Pélvica é padrão ouro para tratar algumas disfunções sexuais junto com equipe multiprofissional; faça uma avaliação pélvica com um especialista.
5) Cuide da saúde da mama e de outros órgãos também mais suscetíveis ao câncer.
O câncer de mama é um dos tipos mais comuns de câncer em mulheres. Se você tem história familiar ou pessoal de câncer de mama, o risco de desenvolver essa condição é maior. Faça sempre seu acompanhamento médico.
6) Gerencie seu Stress.
Carreira. Crianças. Família.
- Pressão alta, dores de estômago ou outros problemas gastrointestinais, dor nas costas, conflitos de relacionamento, dificuldades para dormir, ganho de peso abdominal. Tente gerenciar estes fatores e conte com os profissionais de psicoterapia capacitados para te ajudar nisso.
7) Resolva seus problemas do trato urinário.
As mulheres têm uma uretra mais curta, o que significa que as bactérias têm uma distância menor a percorrer antes de chegarem à bexiga e iniciar uma infecção. Por esse motivo, problemas do trato urinário, incluindo infecções e incontinência, são mais comuns em mulheres. Nós da Fisioterapia Pélvica podemos te ajudar a sanar os teus problemas de bexiga.
8) Diminua ou exclua a Ingestão de álcool da sua vida.
Os homens são mais propensos a abusar do álcool e a se tornar dependentes dele. No entanto, os impactos do uso crônico de álcool são maiores nas mulheres do que nos homens. Essas complicações incluem doenças cardíacas e câncer de mama. Além disso, bebês nascidos de mulheres que bebem álcool durante a gravidez podem ter uma condição chamada síndrome alcoólica fetal. Isso pode causar danos cerebrais e atrasos no aprendizado.
9) Crie caminhos para fugir da depressão.
As mulheres têm maior probabilidade de apresentar sinais de depressão do que os homens. Dos 14 aos 25 anos, as mulheres têm duas vezes mais probabilidade de ter depressão do que os homens. Essa proporção diminui com a idade.
10) Cuide da saúde de suas articulações.
Embora essa forma comum de artrite possa ocorrer em homens e mulheres, é mais comum em mulheres com mais de 45 anos.
11) Evite ou pare de fumar.
Uma forma de prevenir doenças e infecções é evitar fumar. Você também deve evitar aqueles que o fazem. O fumo passivo pode ser tão perigoso quanto fumar.
12)Tenha um médico pra chamar de seu.
Além de exames de mama e consultas ginecológicas, você deve visitar seu médico regularmente para checkups e exames de rastreamento.
13) Na medida do possível tenha um sono reparador.
14) Crie momentos de atenção plena e autocuidado.
Obviamente há muitas outras variáveis em saúde da mulher citei aqui as que julgo ser as principais.
Evite riscos de saúde que são conhecidos e que são altamente passíveis de prevenção, a saúde da mulher agradece.
Ressalto que o conteúdo deste site tem objetivo de educar, informar, despertar e não substitui a consulta e o conselho fornecido por seu médico ou outro profissional especialista na área de saúde.
Referências:Texto resumo traduzido de: Healthline – Albert PR. (2015). Why is depression more prevalent in women? DOI:
10.1503/jpn.150205; Bladder control problems in women (urinary incontinence). (2016).
niddk.nih.gov/health-
10.1177/0022146516661597; Mendes E. Task force releases new breast cancer screening recommendations. (2016).
cancer.org/latest-news/task-
nia.nih.gov/health/
nichd.nih.gov/health/topics/
cdc.gov/cancer/breast/basic_